Dos 32 municípios da região, 23 cidades podem adotar o protocolo da bandeira laranja, mesmo se a região ficar em definitivo na classificação vermelha, por conta da Regra 0-0, que vale para locais que não tenham registrado nem óbitos nem hospitalizações associadas à Covid-19 nos últimos 14 dias. No entanto, nove cidades (veja a lista abaixo) terão que se ajustar às regras da bandeira vermelha obrigatoriamente.
Um desses municípios é Nova Esperança do Sul, que até a última quarta-feira, era a única cidade da região que ainda não havia registrado casos de Covid-19. Porém, teve a primeira morte contabilizada em decorrência da doença. O prefeito Antão Perufo afirma que não esperava a mudança de bandeira.
- Recebi a notícia com surpresa. Vamos entrar com recurso. Se permanecer na vermelha, vamos cumprir as ordens. A gente fica um pouco chateado, mas vamos respeitar o que a bandeira diz - explica o prefeito.
A morte registrada em Nova Esperança do Sul foi de uma idosa de 68 anos, que estava internada no Hospital Universitário de Santa Maria (Husm). O prefeito contesta os critérios do Estado:
- Entramos em contato com a 4ª Coordenadoria Regional de Saúde (4ªCRS) e disseram que não adianta dar "30 testes negativos", pois valeria aquele único positivo. Com isso, fugiram as hipóteses de reverter a situação. Houve dois testes laboratoriais negativos e um positivo. Um foi feito dia 28, e o outro dia 29. Mas o que valeu foi um feito no Hospital de Santiago, enviado ao Laboratório Central de Saúde Pública do Rio Grande do Sul (Lacem), que deu positivo.
Ainda de acordo com o chefe do Executivo de Nova Esperança, os familiares da vítima foram testados e tiveram resultado negativo.
REGRA 0-0
Da mesma região, Santa Maria e outros 8 municípios não poderão adotar as regras da bandeira laranja porque registraram internações e/ou mortes por Covid-19. As nove cidades são:
- Santa Maria
- Santiago
- Nova Esperança do Sul
- Agudo
- Cacequi
- Jari
- Júlio de Castilhos
- Dona Francisca
- Itaara
NO LARANJA
As cidades da região de Santa Maria que podem seguir, nesta semana, com regras da bandeira laranja, independentemente do resultado do recurso, são:
- Capão do Cipó
- Dilermando de Aguiar
- Faxinal do Soturno
- Formigueiro
- Itacurubi
- Ivorá
- Jaguari
- Jari
- Mata
- Nova Palma
- Paraíso do Sul
- Pinhal Grande
- Restinga Sêca
- São Francisco de Assis
- São João do Polêsine
- São Martinho da Serra
- São Pedro do Sul
- São Sepé
- São Vicente do Sul
- Silveira Martins
- Toropi
- Unistalda
- Vila Nova do Sul